terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BLAZERS // PADRÕES ESSENCIAIS DESTA ESTAÇÃO








O blazer foi criado no séc.XIX. Ao saber que a rainha Vitória do Reino Unido iria fazer uma visita surpresa a uma fragata, o Almirante mandou fazer blazers improvisados em sarja azul marinho com botões de latão , ornados com armas da marinha real. Na altura para surpresa do chefe da embarcação a rainha Vitória gostou tanto que o impôs como uniforme oficial da marinha.

Os botões nos punhos também têm a sua historia: aparecem porque na altura os marinheiros tinham o hábito de limpar a cara nas mangas e para evitar esse acto por parte dos marinheiros e não envergonhar o almirante à frente da rainha, o almirante mandou colocar botões nas mangas dos blazers.

Nas imagens acima podem ver alguns dos padrões essenciais a ter nesta estação de inverno no nosso guarda-roupa. O padrão windowpane (imagem 1), blanket plaid (imagem 2), houdstooth (imagem 3) e por fim os blazers enchumaçados em materiais impermeáveis e os blazers padrão tweed.

Muitos deles podem ser utilizados em looks mais desportivos como em looks mais clássicos e formais; depende com que tipo roupa e acessórios são utilizados ou conjugados. Se forem utilizados com gangas e com um lenço na lapela dão um um ar sport.chic. Se forem utilizados com umas calças de sarja ou bombazine e com gravata já resulta num look mais formal para um dia trabalho.

Eu tenho andando à procura de alguns destes padrões nos saldos e posso dizer-vos que tenho encontrado blazers a preços bem simpáticos. Gosto particularmente dos novos blazers imperáveis que fazem lembrar os casacos de penas e que acabam por dar um toque mais desportivo num look, cortando o clássico.


6 comentários:

  1. Gostava de ter coragem e estilo para usar um. casacos deste tipo só uso quando uso fato, mas não tem nada a ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estilo toda a gente pode ter, arrisque Diogo. Vai ver que lhe fica bem. Nada como experimentar um estilo diferente.

      Eliminar
  2. Comprei na Sacoor Brother 3 Blazers fabulosos quase pelo preço de um, se gostas do tipo de casacos deles dá lá um salto e aproveita Bernardo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez muito bem John Doe em aproveitar os fantásticos saldos da sacoor é uma óptima marca. Eu conheço a marca e estou sempre atento a todas as promoções de todas as marcas, inclusive as deles que este ano foram quase todo o ano ;) Obrigada na mesma pela dica :)

      Eliminar
  3. Meu caro, sabes que estou condenado a usar fato de 2a a 6a mas gosto de usar alguns blazers que tenho mais desportivos/informais con calças de ganga e confesso que neste caso prefiro geralnente usar a camisa por fora. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sabes que podes inovar nos padrões dos fatos. Enves de ser sempre o preto ou cinzento arrisca em padrões como os que mostro em cima.Abraço

      Eliminar