quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PROCESSO DE TREINO BY VIRGIN ACTIVE



O respeito pelo nosso corpo e a forma como o estimulamos deve de estar em conta nas nossas rotinas de treino. Seja no início das atividades, seja na alteração de um programa de treino.
Considero três grandes partes deste processo. Numa primeira fase a adaptação, onde ligamentos, tendões, músculos e o sistema neural são estimulados. Uma segunda fase a aquisição, onde as competências abordadas anteriormente se “solidificam”, ficando estimuladas e reforçadas. E numa terceira fase o “objetivo”, o foco principal do nosso treino o OBJECTIVO.
Importante referir que estas fases podem variar num especto de tempo, indo de duas a quatro semanas cada uma delas.


Adaptação
Aquisição
Foco


Depois de assumirmos estas fases fundamentais do treino, passamos a “organizar” a nossa semana com os devidos descansos intermédios de maneira a progredir de uma forma respeitadora para com o nosso corpo (princípio da supercompensação).

Exemplo:
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Domingo


Treino



Treino

Treino



Treino




O importante retirar deste planeamento é que o corpo deve recuperar entre treinos, essencialmente os grupos musculares envolvidos.
O treino em si deve estar elaborado no sentido do objetivo pretendido, existindo neste uma fase de pré estimulação dos músculos e articulações envolvidas, uma parte fundamental ou principal de treino e um regressar ao estado normal do nosso organismo.

Pré estimulação
Parte principal
Retorno à calma


Respeitando estas fases o nosso corpo fica sempre salvaguardado e os progressos no treino sempre seguros e fortes. Aliado a rodo isto não despensa de uma alimentação orientada para nos e respeitando o objetivo pretendido. 

Personal Trainer: Miguel  Barradas


Sem comentários:

Enviar um comentário